OK, MAS O QUE É BRANDING? O QUE CONTARAM PARA VOCÊ?

O Branding é “um conjunto de atividades que visa otimizar a gestão das marcas de uma organização como diferencial competitivo”. O termo branding deriva do verbo, “brand” e significa “marcar”. No gerúndio, branding sugere uma ação contínua, incessante. Assim também são as marcas.

BRANDING É ESTRATÉGIA E OPERAÇÃO

Como atividades estratégicas estão a definição de posicionamento e arquitetura de marcas. Já as atividades operacionais englobam pesquisa de mercado, naming, comunicação, design, avaliação financeira e proteção legal. E apenas a gestão integrada de todas estas atividades pode ser entendida como Branding. Numa expressão rápida: Branding é um processo contínuo de cuidar da marca e da sua reputação com o objetivo de valorizá-la.

A história das empresas migrou da disputa entre produtos para a concorrência das suas formas de propaganda e comunicação. Já disputou o cliente por preço até chegar ao estágio atual: uma competição entre realidades simbólicas das marcas. A batalha pelo território físico evoluiu para a conquista do “share of mind”. As marcas, agora, são criadas na mente das pessoas. Ou como diz M. Neumeier: A marca não é o que você diz que é, mas o que eles dizem que é.

Na medida em que o valor das marcas representa uma parte considerável do valor da empresa como um todo, não há mais justificativas para que elas façam parte apenas do job description dos profissionais de marketing. Agregar valor à marca requer cuidados com a imagem e a percepção global que ela gera nas pessoas. Sem uma boa imagem não existe uma boa percepção. Sem experiências de valor não existe boa percepção e, sem percepção, não há como gerar valor para a marca.

Vaquinha Brand

REAL VANTAGEM COMPETITIVA

A verdadeira vantagem competitiva não é um único fator, mas a soma de vários. Como as empresas gerenciam todos esses atributos internamente e os transportam ao mercado é que faz toda a diferença, tanto para melhor quanto para pior. Gerenciar esse processo é fundamental e torna essencial a presença da administração criativa de marcas no dia a dia das organizações. O Branding aliado ao Design Estratégico tem o poder de otimizar as verbas de marketing e tornar os produtos e suas marcas irresistíveis aos consumidores.

Se o branding não faz parte da cultura da sua empresa, sinto muito dizer isso, mas ela pode estar ficando para trás. Faça alguma coisa enquanto há tempo. Não espere o pior acontecer para depois sair correndo atrás do prejuízo. Salvar seu negócio pode não dar mais tempo. Crie o futuro que deseja para seu negócio. Não seja reativo. Seja sempre pro-ativo.