Leão (nome científico: Panthera leo)
—
O leão é um animal solar.. Esse felino soberano simboliza o poder, a sabedoria, o orgulho, a juventude, a ressurreição, a segurança, a proteção, a justiça. O leão é um animal combativo.
Leão de Judá: é a representação do próprio Jesus. “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” (Apocalipse 5-5 ).
No cristianismo, o leão simbolizava o evangelista São Marcos e o padre São Jerônimo, que na iconografia cristã aparece ao lado de um leão. A relação amistosa entre São Jerônimo e o leão demostra a força da fé cristã e teria origem a partir do fato de o padre ter removido um espinho da pata do felino fazendo com que o animal se tornasse seu companheiro de vida.
Na psicanálise, o leão representa a força e a autoridade.
Na mitologia egípcia, o leão era um antigo símbolo da ressurreição e de proteção. No simbolismo medieval, o leão era considerado um agente da ressurreição, por isso, nas pedras tumulares, é o guardião dos túmulos, aquele que protege contra os maus espíritos, sendo encontrada sua representação nos túmulos de heróis, simbolizando, assim, a força e a coragem.
O leão tem sido um ícone para a humanidade por milhares de anos, aparecendo em culturas de toda a Europa sempre com uma representação positiva, representando tanto força como nobreza. Uma descrição comum é a sua representação como “rei da selva” ou “rei dos animais”, daí, o leão tem sido um símbolo popular da realeza e imponência, bem como um símbolo de bravura. Está amplamente representado em esculturas, pinturas, bandeiras nacionais, brasões, em filmes e na literatura contemporâneos.
Representações de leões datam desde o início do Paleolítico Superior. Sua mais antiga datação é de cerca de 40 000 anos. O leão é um motivo comum na arte chinesa (século V a.C.) e tornou-se mais popular durante a dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.), quando os “leões guardiães imperiais” foram colocados na frente dos palácios imperiais para proteção.
“Leão” foi usado como apelido por vários governantes guerreiros medievais com uma reputação de bravura. Leões são frequentemente descritos em brasões ou como um dispositivo em escudos. O leão é usado como um símbolo de equipes desportivas como o Detroit Lions do NFL, Chelsea e Aston Villa da liga britânica.
Leões continuam a figurar na literatura moderna, sendo símbolo heráldico de muitas famílias da nobreza da série de livros das Cronicas de Gelo e Fogo, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa e livros da série As Crônicas de Nárnia, o mascote da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), no mangá como ‘’Kimba, o Leão Branco até a Walt Disney ‘’o Rei Leão.