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5 CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TOMAR AO LANÇAR UMA MARCA

Tente se lembrar de uma marca com proposta consistente: o produto tem qualidade, entrega os benefícios que a comunicação promete e sempre vem à mente em primeiro lugar, frente a todos os outros concorrentes. Pensou em sabão em pó? É OMO. Pensou em internet? É Google. Pensou em refrigerante? É Coca-Cola. Pensou em tecnologia? É Apple. E por aí vai.

Essas são as chamadas marcas top of mind, as mais lembradas e as mais valiosas do mercado. E esse status não foi alcançado por acaso: a maneira como o consumidor se lembraria delas foi planejada cuidadosamente desde a concepção. Conquistar esse espaço não é tarefa fácil e exige muita compreensão do público-alvo, planejamento e dedicação de toda a empresa.

Se você deseja lançar uma marca, é importante ter visão de longo prazo e tomar alguns cuidados para garantir um posicionamento sempre coerente perante os clientes. Apresentamos 5 dicas que vão garantir o sucesso dessa missão!

1. Defina o público-alvo

O público-alvo deve ser cuidadosamente estudado antes de lançar uma marca. Quando mais abrangente for a definição dos consumidores que você deseja atingir, mais cara e menos eficaz será a sua estratégia.

Por isso, o primeiro passo é estabelecer as características do seu segmento de mercado ideal. Defina fatores como faixa etária, classe social, interesses, necessidades, etc. Assim, a estratégia poderá ser muito mais assertiva e voltada especialmente para o seu público.

2. Determine os conceitos da marca

Uma marca vai muito além de um logotipo. Ela reúne todas as associações materiais e simbólicas dos consumidores, sensações, sentimentos e traços de personalidade que promovem identificação. Assim, depois de compreender os anseios do público-alvo, você poderá determinar com precisão os conceitos que levarão à lembrança da marca de maneira favorável.

Se o seu produto for um sapato, por exemplo, e o consumidor pensar nele quando precisar de conforto, essa característica será um conceito atribuído à marca. Encontre seus diferenciais e garanta que eles não sejam apenas prometidos em discurso, mas entregues de fato para o mercado. Depois, tente associar o conceito principal ao nome da marca.

3. Verifique se o nome está disponível para registro

Já imaginou criar a marca, elaborar logotipo, identidade visual e toda a campanha de lançamento, para só depois descobrir que não poderá usar o nome, pois ele já está registrado? Para não passar por isso, assim que definir o nome da marca, verifique se ele já está registrado por outra empresa. No site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) você consegue fazer isso.

4. Planeje uma campanha de lançamento de marca

A primeira impressão é a que fica — já diz o ditado. Por isso, fazer um lançamento de uma marca sem o planejamento e execução adequados pode significar trabalho e gasto dobrado, além de não atingir as expectativas do consumidor. Para facilitar, conte com a ajuda de profissionais capacitados durante toda a elaboração das estratégias da marca.

5. Invista em marketing digital

Uma das formas de ativação mais eficientes para o lançamento de uma marca é fortalecer sua presença digital. Com o avanço da tecnologia e a ampla concorrência, as empresas que deixarem o marketing digital de lado tendem a passar despercebidas pelos clientes.

Para fazer esse trabalho de forma profissional, o ideal é contratar uma agência com experiência em gestão de marca na web para interagir com os clientes de maneira estratégica. Separe uma parte do capital de giro para o marketing e garanta sempre um bom posicionamento no mercado.

Uma marca, quando estrategicamente posicionada, assume uma posição competitiva de destaque. Com um planejamento adequado e estratégias bem definidas, a chance de se obter sucesso nesse empreendimento é muito maior.

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