Toda empresa que busca crescer, inevitavelmente, terá que contratar uma agência de publicidade para ajudar na divulgação e gestão de sua comunicação. É aí que surge a dúvida na cabeça de muitos empresários: o que eu preciso avaliar ao contratar uma agência?
A resposta é bem simples: siga as dicas de nossa postagem! Venha com a gente e descubra o que você precisa saber, antes de contratar uma agência de publicidade.
Analise o portfólio da agência de publicidade
Antes de optar por contratar uma agência para um novo trabalho, é essencial que você conheça o que ela já fez.
Mais do que ficar olhando anúncios ou vendo vídeos, busque compreender a estratégia utilizada por ela para atingir o público-alvo em cada campanha. Mas, cuidado! Uma agência sem um grande portfólio não denota, necessariamente, falta de expertise.
Verifique seus clientes
Descubra quem são e quais foram os clientes de uma agência e peça referências. Eles são a melhor forma de avaliar uma agência. Através deles, você pode identificar:
- o método de trabalho da agência;
- o tempo de resposta a cada solicitação;
- o tipo de relacionamento que ela tem com seus clientes.
É comum que alguns clientes permaneçam trabalhando com uma agência durante antes, mesmo em relacionamentos pautados por atritos constantes.
Conheça os escritórios e as equipes
Tire um tempo para conhecer as instalações da agência, pois, ao contratá-la, provavelmente você dará início a uma parceria de longa data.
Durante as visitas, avalie a organização e o clima geral dentro da agência. Hoje, é muito comum não haver um dress code definido. Não confunda essa liberdade com desorganização. Avalie pontos mais específicos de seu atendimento, como a comunicação por e-mail e a qualidade de suas apresentações.
Outro ponto fundamental é conhecer a equipe com quem você vai trabalhar. Veja se são comunicativos e trabalham satisfeitos. Esses fatores influenciam diretamente no relacionamento e no desenvolvimento das campanhas e ações.
Avalie o custo-benefício
Trabalhar com agências de renome que cobram valores altos não é garantia de sucesso. Muitas vezes, a parceria com uma agência menor pode ser mais vantajosa, pois permite um relacionamento mais atencioso, afinal para ela todas as contas são importantes.
Não é regra, mas é comum que, em grandes agências, os maiores clientes ganhem muito mais atenção e os menores acabem ficando de lado.
Compare preços, mas não decida por eles
Quem disser que o preço de um serviço não é um fator importante está mentindo. A realidade das empresas é sempre fazer cada vez mais, com uma verba cada vez menor. Contudo, levar apenas esse fator em consideração pode ser um erro fatal para a sua empresa.
Compare os preços, os serviços e toda a parte lógica da coisa, mas não esqueça de levar em consideração a parte abstrata também. Questões como o atendimento e a confiança passada pela agência também são fatores importantíssimos e que devem pesar na decisão.
Agora que você já sabe quais são os fatores a serem levados em conta ao se contratar uma agência de publicidade, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo a crescer!