Muitos são os requisitos para que um empreendimento saia do papel e ganhe vida. Em um cenário demasiadamente competitivo, trabalhar em fatores que distingam sua organização da concorrência é um bom caminho para os melhores resultados.
Existe uma expressão bastante utilizada em que se diz: “a primeira impressão é a que fica”. Nesse contexto, a identidade visual de uma empresa merece atenção especial, pois ela tem o poder de despertar interesses e formar uma ponte para uma relação contínua com os consumidores.
No post de hoje abordaremos como a identificação de uma marca pode ser determinante para o seu sucesso. Continue a leitura e confira!
O que é a identidade visual de uma empresa?
A identidade visual é o elemento gráfico que personifica a sua empresa, o símbolo pelo qual ela se torna única no mercado, sendo reconhecida e lembrada.
Este emblema pode ser composto por imagens, nomes, frases, códigos de cores, logos, tipografia e outros recursos indispensáveis que transmitam o conceito da organização.
Acima de tudo, a criação da identidade visual de uma marca representa uma forma de comunicação externa. Por meio dela, por exemplo, as pessoas conseguem identificar quem é o fornecedor de determinado produto, pois na embalagem existe um sinal que o distingue dos concorrentes.
Assim, a identidade visual deve expressar e estar conectada com os objetivos do seu negócio.
Quais as suas vantagens para a marca?
A imagem de um negócio vai muito além da qualidade dos seus produtos ou serviços — ela também deve ser usada para agregar valor e transmitir confiança, facilitando, assim, as campanhas de marketing.
Destacamos a seguir alguns dos benefícios promovidos pela identidade visual:
Reconhecimento
Estabelecer uma identidade visual forte é um processo conquistado gradualmente. Com o passar do tempo e utilizando as estratégias de divulgação adequadas, a tendência é que ela ganhe cada vez mais popularidade.
Posicionamento
Existem diversos perfis de clientes e para cada um deles a linguagem usada na comunicação também será diferente.
Por isso, a identidade visual da marca deve estar em sintonia com o público ao qual ela é voltada.
Nesse sentido, estudar o comportamento do consumidor auxiliará nas estratégias de posicionamento da organização no seu nicho de atuação.
Vínculo
Uma boa identidade visual atinge sua finalidade quando proporciona o engajamento dos clientes com a marca, gerando credibilidade o suficiente a ponto de causar aquela sensação de pertencimento.
Permanência
Conquistar a sua identificação no mercado é importante, mas ter controle sobre ela é igualmente essencial.
É preciso acompanhar as transformações no mundo dos negócios, pois talvez o seu público não permaneça o mesmo e um reposicionamento estratégico de imagem pode se fazer necessário.
As chances de superação das adversidades de quem supervisiona com cuidado a sua representação gráfica são maiores.
Rentabilidade
Para uma marca, desenvolver a identidade visual bem estruturada e sólida significa economia de tempo e dinheiro.
Se a cada produto lançado ou para os diferentes tipos de publicidade fosse alterada alguma característica do seu logotipo, pesaria bastante nas finanças da sua empresa.
Além disso, provocaria o enfraquecimento da sua comunicação e identificação no mercado, certamente reduzindo o impacto positivo das vendas.
O processo de criação da identidade visual não é uma tarefa simples e requer a colaboração de profissionais especializados, mas é um investimento que vale a pena, pois é primordial para o alinhamento da organização com o seu público.
Percebeu como a identidade visual de uma empresa é fundamental para que ela seja bem-sucedida? Acompanhe a nossa página no Facebook e no Instagram e tenha acesso a conteúdos exclusivos para atingir o sucesso desejado no seu empreendimento!