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MARKETING E VENDAS: POR QUE EU DEVO INTEGRAR AS DUAS ÁREAS?

Os departamentos de marketing e vendas normalmente têm objetivos comuns: atrair mais clientes e aumentar a receita da empresa. O que vemos na prática, porém, é algo distante disso. As duas áreas costumam atuar separadas e não conseguem enxergar o valor uma da outra.

No entanto, os profissionais que atuam tanto em marketing quanto em vendas precisam deixar essa realidade no passado. As duas áreas se complementam e precisam trabalhar integradas.

Essa estratégia tem até nome: smarketing (sales + marketing). Ainda não está convencido? Então confira bons motivos para integrar marketing e vendas!

União de forças

O fluxo de trabalho costuma ser este: primeiramente o marketing gera leads, educa, divulga e oferta produtos. Em seguida, quando os prospects estão prontos para tomar uma decisão, o time de vendas assume e trabalha na conversão e na fidelização. Ou seja, as duas áreas se complementam e precisam ser parceiras.

Quando existe uma integração entre marketing e vendas, a empresa tem muito ganhar. Unindo forças, as duas áreas passam a trabalhar, de fato, por um objetivo comum.

Assim, a equipe de marketing pode ajudar o time de vendas a abordar os prospects no momento certo. O pessoal de vendas, por sua vez, pode levantar informações sobre os clientes que auxiliem no trabalho de atração de leads pelo marketing.

Mais conhecimento sobre o público

Conhecer o público é sempre uma meta tanto do marketing quanto de vendas. No entanto, quando as duas áreas se isolam, cada uma conhece apenas metade da história.

Os profissionais de marketing conhecem as personas e os problemas dos leads que os levaram até ali. Os vendedores, que estão em contato direto com os clientes, sabem por que eles optaram pela sua empresa ou por outra, o que acham dos seus produtos ou serviços e até mesmo o que pensam da concorrência.

Por isso, quando os dois times se unem, a empresa passa a ter o perfil completo e conhece as características do público em todas as etapas do funil de vendas.

Definição clara de responsabilidades

Essa é tanto uma vantagem quanto um pré-requisito para que a integração funcione. Para que marketing e vendas cooperem entre si, é preciso estabelecer uma separação entre as responsabilidades de cada setor.

Para isso, a jornada do consumidor precisa ser analisada. Em conjunto, os dois departamentos vão decidir quando um lead vira uma oportunidade ou um sales ready lead e passa a ser responsabilidade do time de vendas.

Mais vendas

Por fim, o maior e mais esperado resultado dessa integração é, naturalmente, mais vendas e mais receita para o negócio. Quando o time de vendas conhece todo o caminho do prospect até ali, ele tem mais chances de fazer uma abordagem apropriada.

Segundo algumas estatísticas, empresas que adotam o smarketing têm um crescimento anual de 20%, enquanto a falha em alinhar as duas áreas pode custar 10% ou mais da receita.

Portanto, não há dúvidas de que sintonizar os dois setores é uma necessidade de todo negócio. Quando marketing e vendas falam a mesma língua, se comunicam e trabalham em conjunto, as duas equipes e a empresa têm muito a ganhar!

E você? Quer saber como aumentar as vendas? Então confira também o nosso post sobre 4 ações de marketing para dar um gás nas vendas!

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