Desde os primórdios do capitalismo, e até mesmo na fase do mercantilismo, consumidores e vendedores estabelecem relações de trocas. Assim que os grandes centros começaram a surgir, houve um aumento da demanda e, consequentemente, um crescimento da oferta. Isso, por sua vez, trouxe a concorrência e a necessidade de diferenciação, surgindo então o marketing — e, tempos depois, o marketing online.
Desde então, as técnicas de vendas, convencimento, criação e distribuição de produtos evoluíram ao longo do tempo. Mesmo que o marketing digital tenha ganhado os holofotes nos últimos anos, há de se atentar para as estratégias offline e — melhor ainda — unir esses dois mundos para obter os melhores resultados. Neste post vamos mostrar como unificar as estratégias de marketing e quais são os benefícios dessa fusão.
Crie um plano de marketing único
O segredo para a integração entre o online e o offline é, desde o início, estabelecer um planejamento contemplando as duas opções. No momento de definir os tipos de mídias e ações para o lançamento de uma campanha, por exemplo, tente abrir o leque e contemplar possibilidades de agregar o off ao on.
A grande vantagem de trabalhar dessa forma é a possibilidade de se estabelecer uma comunicação mais abrangente com as pessoas. Imagine que você tenha uma loja de roupa e queira comunicar ao seu público sobre uma nova coleção. Você poderia optar por organizar um desfile em sua loja física e enviar o convite por e-mail para uma lista de clientes.
Integre suas ações de marketing
Continuando com exemplo acima: além do e-mail marketing, você poderia decidir por criar um evento no Facebook e divulgá-lo para um público escolhido por meio da segmentação permitida pela plataforma. Essa é uma ótima forma de impactar um grande número de indivíduos e conseguir um retorno favorável. Além disso, durante o desfile da nova coleção, você teria a chance de tirar fotos e publicar no Instagram em tempo real. Assim, as pessoas que não puderam comparecer ao evento teriam a oportunidade de conhecer os seus produtos — e a sua marca.
Ainda no evento, você recebe novos visitantes em sua loja. Dessa forma, para estreitar o laço com essas pessoas, pode ser interessante oferecer um brinde em troca de um cadastro com e-mail e telefone. Para complementar, o brinde acompanha um flyer ou um cartão com a identidade visual de sua empresa, o endereço do site e as redes sociais em que você está presente. Esse tipo de integração funciona para basicamente qualquer área de negócio. Para isso, basta você ter a expertise de uma agência especializada.
Mantenha uma linguagem única
Clientes gostam de ser bem atendidos, tanto virtual quanto fisicamente. Lojas físicas e virtuais necessitam de um layout atraente e boas promoções. Portanto, as ações de marketing devem ser complementares para entregar uma experiência encantadora a clientes e prospectos, independentemente do canal. Quando criamos uma identidade para uma empresa, ela deve transparecer em cada contato estabelecido com o público. Dessa forma, é possível produzir em uníssono a premissa de um negócio e divulgar os diferenciais de uma marca tanto na internet quanto no mundo físico.
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