FacebookTwitterEmailWhatsAppLinkedIn

COMO CONSTRUIR UM BOM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE?

Quando você entrega um produto ou serviço em troca de uma quantia de dinheiro, você realiza uma simples venda. No entanto, quando você entende o que o consumidor quer, interage com ele, escuta-o e respeita-o, você está construindo uma relação duradoura e conquistando um cliente fiel. Bem melhor, não é?

Os frutos de um bom relacionamento com clientes vão desde um ticket médio maior e boas recomendações até taxas de recompra elevadas e menores investimentos em mídia.

Desenvolver esse relacionamento pode parecer complicado, mas a tecnologia está aí para ajudar. As redes sociais e o SAC 2.0, por exemplo, são grandes aliados nessa missão. Confira a seguir como esses recursos podem ser os cupidos de uma bela relação entre consumidores satisfeitos e empresas de sucesso.

Trazendo feedbacks valiosos

Nos relacionamentos, todos queremos ser pessoas e empresas melhores. Mas como saber onde podemos melhorar? A resposta para essa pergunta está em ouvir a outra parte.

Felizmente, vivemos em uma época em que o cliente ganhou mais voz, podendo emitir sua opinião sobre qualquer empresa com apenas um clique. Monitorar essas informações, interagir com essas pessoas e usar esses dados como base para a melhoria e a otimização de processos é usar o relacionamento com clientes a seu favor!

Transparecendo desejos

Não são só opiniões sobre empresas que as pessoas emitem nas redes sociais. Elas estão constantemente falando sobre elas mesmas, suas vontades, seus problemas, suas necessidades e seus sonhos.

E se o seu produto ou serviço pudesse ser a solução ou resposta para uma dessas questões? Esse é o início de um relacionamento consistente entre uma organização e seu público!

Resolvendo problemas

Problemas são inevitáveis e, cedo ou tarde, aparecerão para todas as empresas. A questão é como cada uma lida com eles. Resolver situações negativas com prontidão e profissionalismo é ótimo, mas ser proativo em relação a elas é ainda melhor.

Com os meios digitais dominando a comunicação, não há mais desculpa para não estar próximo do cliente, antecipando qualquer dúvida ou prevendo possíveis adversidades. A famosa frase “na alegria e na tristeza” também vale para esse tipo de relacionamento!

Aproximando as partes

Estar perto não se limita a possíveis momentos de tensão. Ao contrário do que acontecia antigamente, hoje as empresas podem conversar com a sua audiência a todo o momento por meio das redes sociais: quando ela está se divertindo, buscando informações ou se inteirando sobre a vida de seus amigos e familiares.

A empresa que sabe aproveitar essa oportunidade de forma sutil, respeitosa e inteligente está um passo mais próxima de uma relação forte com seus clientes.

Possibilitando personalização

Por fim, nada melhor em um relacionamento do que se sentir único e especial, certo? O tempo de uma empresa falar com todo mundo da mesma forma ficou para trás. Com a migração da comunicação para os canais digitais, a personalização dessa comunicação não apenas se tornou possível, como também é esperada pelos consumidores.

Se os clientes são seres humanos e as empresas também são feitas deles, já está na hora de encararmos as trocas realizadas entre essas partes como um verdadeiro relacionamento.

Ainda que essa seja uma palavra forte e que assusta pela responsabilidade envolvida, as facilidades do mundo moderno e o acesso à informação deixam as empresas que não investem em relacionamento com clientes sem justificativas. Esse é o momento de consumidores e empresas viverem felizes para sempre!

Gostou da leitura? Siga-nos nas redes sociais para ficar sempre por dentro de conteúdos como este!

A Brand valoriza seu tempo

Por isso só publicamos conteúdo inteligente que pode ajudar nossos leitores. Você vai gostar das nossas publicações. Então curta, compartilhe e assine nosso Blog. É totalmente free.