Você sabe o que é e por que deve utilizar o trade marketing? Aumentar as vendas da empresa é um objetivo de qualquer empreendedor. Para isso, diferentes estratégias de marketing são planejadas e executadas. Criação de um bom site, anúncios em mídias sociais, presença em eventos — todas essas ações trazem bons resultados. Porém, se analisarmos os números do negócio, vemos que a decisão de compra, na maioria das vezes, acontece nos pontos de venda. Por isso, para aumentar sua lucratividade, você precisa utilizar o trade marketing.
Se você ficou curioso, deseja entender o que é trade marketing e como aplicá-lo no seu empreendimento, confira nosso post de hoje sobre essa poderosa ferramenta de fortalecimento de marca.
O que é trade marketing?
O trade marketing consiste em um trabalho com foco no atendimento das necessidades dos parceiros na distribuição dos produtos. Ou seja, essa estratégia consiste em criar técnicas que fortaleçam os diferenciais do seu produto no ponto de venda, atraindo a atenção dos compradores e influenciando na decisão de compra. Essa ação beneficia o fabricante e o parceiro distribuidor, pois as vendas aumentarão, o que é bom para ambos.
Quais as vantagens em utilizar o trade marketing?
Trabalhando junto com os seus parceiros distribuidores, você terá vantagens significativas. Por exemplo:
- melhor relacionamento com os parceiros;
- trabalho com foco em um objetivo único, entre o fabricante e os distribuidores;
- maior valor aos produtos da marca;
- maior atenção e valorização dos diferenciais;
- maior visibilidade e fortalecimento da marca;
- melhores vendas e lucratividade.
Como utilizar o trade marketing no meu negócio?
Agora, vamos mostrar dicas para que você consiga aplicar e utilizar o trade marketing no seu empreendimento.
1. Conheça as necessidades do seu distribuidor
Quando você vende para cliente final, é muito importante entender a necessidade dele para fornecer o produto certo, que resolva seus problemas. Com os distribuidores a estratégia deve seguir essa mesma linha. Você deve analisar quais são as reais necessidades e procurar soluções relevantes. Converse com seus parceiros, analise como é o processo de vendas, como os produtos são expostos, quais são as outras opções que os clientes dele possuem e os principais diferenciais e oportunidades para que seus produtos ganhem destaque.
2. Alinhe essas necessidades com seus objetivos
Mais do que criar um relacionamento com seus distribuidores, você precisa compartilhar seus objetivos, trabalhando para que o sucesso seja de ambos. Assim, ao montar suas metas, insira as necessidades dos clientes. Concentre-se em atendê-las e crie planos de ação em conjunto. Dessa forma, o sucesso dependerá das duas partes, que deverão trabalhar em conjunto — isso promoverá os negócios e construirá estratégias mais assertivas.
3. Preocupe-se com o visual do produto
Um ponto muito importante para chamar a atenção do consumidor é o visual do produto: as embalagens transmitem a qualidade esperada. Você pode ter o melhor item, que resolva o problema do cliente, mas se ele não passa uma imagem agradável, não será escolhido. Por isso, invista no design e visual, como em uma boa embalagem, que seja capaz de se destacar.
4. Aposte na interação com os consumidores
No ponto de venda, procure criar publicidades que interajam com os clientes. Apresentações multimídias, totens, degustação e amostras grátis são ótimos para atrair o público. Concentre-se em criar estratégias que façam o público enxergar seus produtos e conhecer o que eles têm a oferecer. O engajamento dos potenciais clientes com os itens será determinante para estimular as vendas. Lembre-se também de sempre apresentar novidades. Entender o que é, quais as vantagens e como utilizar o trade marketing é um passo importante para alcançar resultados incríveis. Para fazer bons negócios com distribuidores é preciso entender suas necessidades, ter objetivos em comum e trabalhar para que eles sejam alcançados, trazendo retorno para ambas as partes.
Aplique as dicas que colocamos no artigo e crie um relacionamento forte com seus parceiros, aumentando as vendas e a lucratividade.
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