01. O Processo do Redesign

Com mais de 25 anos de história àquela época, a A.Yoshii Engenharia precisava renovar sua identidade. Como uma empresa à frente do seu tempo, a construtora se reinventava ao lançar um empreendimento de alto padrão em área inexplorada em Londrina.

O crescimento de uma empresa pressiona a atualização da sua identidade corporativa, que precisa transmitir a mensagem do seu sucesso. Com a A.Yoshii Engenharia não foi diferente. Era momento de desbravar novos caminhos. —Pense: como um edifício residencial pode fazer frente aos condomínios horizontais de alto padrão que se tornaram febre no mercado imobiliário? A A.Yoshii respondeu essa questão com muita ousadia: lançou o empreendimento Sunflowers Residence, com mais de 3,000m2, numa região que veio a se tornar área nobre de Londrina anos mais tarde. Só que ela fez isso antes de todo mundo. Esse foi o contexto em que o redesign de sua marca foi necessário. Abaixo você confere, em detalhes, o processo minucioso que resolveu definitivamente a ID da marca que se mantém sólida e inalterada há mais de uma década.

fachada construtora ayoshii foto rrrufino
capa brand guide construtora ayoshii
logotipo oficial brand guide construtora A.Yoshii
intro brand guide construtora A.Yoshii
logotipo sem slogan Brand guide construtora A.Yoshii
logotipo vertical Brand guide construtora A.Yoshii
logotipo vertical com sem slogan Brand guide construtora A.Yoshii
logotipo fundo escuro Brand guide construtora A.Yoshii
logotipo grid vertical Brand guide construtora A.Yoshii
tipografia fonte eurostile Brand guide construtora A.Yoshii
familia tipografica Brand guide construtora A.Yoshii
placa ayoshii

02. O Manual de Sinalética de Obra

Documento é o mais importante para construir uma imagem de marca consistente. Item mais precioso em conjunto com o brand-guide da nova marca, o Manual de Sinalização é imprescindível para organizar o canteiro de obra, orientar sobre cuidados, uso de EPIs, prevenir acidentes e comunicar a nova ID.

Um canteiro de obra não comunica apenas com os funcionários, mas também com todos os fornecedores, clientes, investidores, pessoas que passam pelo local. Potencializar a comunicação é o objetivo principal de um documento como este. Ele deve conversar tanto com os colaboradores, seja orientando, organizando, prevenindo acidentes quanto com os demais públicos. Deve transmitir a mensagem de uma empresa séria, organizada, que se preocupa com os detalhes, que valoriza a saúde e bem-estar no processo de engenharia ao mesmo tempo em que projeta uma imagem sólida e de confiança. Confira uma parte do extenso e criterioso Manual de Sinalização da A.Yoshii Engenharia, criado há mais de uma década e ainda hoje utilizado em todos os canteiros de obra da construtora.

capa Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
introdução Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
legenda manual comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
placas advertencia Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
placas advertencia Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
placas segurança Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
placas segurança Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
placas aviso Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
placas advertencia Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
placas identificação visual de obra construtora A.Yoshii
medidas proporções placas identificação Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
medidas proporções placas identificação Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii
placa de obra capacete engenheiro Brand guide comunicacao visual de obra construtora A.Yoshii
contracapa Brand guide comunicação visual de obra construtora A.Yoshii

A Brand é mestre no Design de Marcas, aplicações no Ambiente Online e Comunicação Visual.