O naming

Naming é a escolha do nome de um produto, serviço ou empresa estabelecendo uma relação direta com um posicionamento previamente definido. Um nome bem pensado e planejado tem a capacidade de encantar clientes e potencializar negócios.
Em outras palavras, uma das funções mais importantes do naming é reforçar um atributo principal ou diferencial posicionando o produto ou serviço.

O job

Criar um nome que traduzisse a proposta de um restaurante que oferece alimentação saudável.
Primeiramente tivemos algumas sugestões do cliente e, depois de alguns brainstormings, chegamos ao nome Bombamboo.
A opção por este nome aconteceu pela sonoridade da palavra, por sugerir de maneira sutil alusão à natureza, ao bem estar, (embora não seja um restaurante vegano, oferece opção aos adeptos deste tipo de alimentação específica), também pela liberdade em se trabalhar conexões criativas desmembrando a palavra e capitalizando a primeira sílaba “bom”. Como exemplo:  “Bom para você”, “Coisas que vão bombar”, “Isso vai bombar muito”.
Bombamboo traduz a proposta e posicionamento do negócio de oferecer além de uma alimentação saudável, além de sucos, saladas, iogurtes, sanduíches, cafés, sorvetes e outros.
Bombamboo, esta marca vai bombar!

Como fazer

Na criação de um nome são considerados critérios como mostra os atributos do produto, facilidade de pronúncia, palavra curta, neutro a organizações, sociedade e cultura que irá atuar. Ainda, ser de fácil memorização, não contraditório, adequado ao seu mercado, ser lícito (permitido por lei), verdadeiro, estar disponível. Poder ser pronunciado internacionalmente.

O processo

  1. Estudo e pesquisa
  2. Brainstorming
  3. Filtragem avaliação (posicionamento, registro do nome)
  4. Apresentação
  5. Decisões
  6. Branding ID

A Brand é mestre no Design de Marcas, aplicações no Ambiente Online e Comunicação Visual.