St. James’
A escola bilíngue St. James’ International School, uma das maiores e melhores escolas do Paraná, tem como símbolo uma ave com asas abertas, uma sugestão clara do posicionamento da marca. Sua origem provem do poema de Rubem Alves, logo abaixo (queremos destacar o excelente trabalho da Cinara, Erico e cia. Parabéns pela criação da marca). Esse poema define dois tipos de escolas: as que aprisionam o aluno e as que o libertam:
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Assim é a St. James’, uma escola que é como asas para os alunos, que sabe como poucas como encorajá-los a voar. E voarem alto! Prova disso é a quantidade de ex-alunos direcionados pelo programa de intercâmbio internacional em universidades espalhadas pelo mundo todo: américa do norte, reino unido, japão etc.
O processo de criação
Tendo isso em mente, veja o que a equipe de brand builders da Agência Brand criou para a capa do seu novo portfolio. É ou não é um trabalho criativo, refinado e que dá vida ao conceito da marca?
Falando em detalhes, todo nascimento de projeto aqui na Brand recebe um projeto gráfico original. Nesse caso, foi criado um grid que permitisse aplicação de imagens com proporções que se relacionassem com a página: 1×1, 2×1, 2×3, 3×4 e assim por diante. Trabalho de extrema atenção e refinamento gerado pelo nosso diretor de criação.
A partir disso, veio o estudo tipográfico e a aquisição de todas as fontes para o projeto. Sim, a Brand investe pesado em compra de famílias tipográficas completas, pois são usadas várias por projeto. E cada projeto tem seu conjunto de fontes. Sempre diferentes. Isso é excelente para a marca e para o cliente.
Com o projeto definido, entrou em cena a equipe de criativos da Brand. Foram eles que criaram os conceitos página a página e todas as ilustrações. Perceba o capricho em cada detalhe. Isso é refinamento no design. Também foi definida a pauta fotográfica, que ficou sob a responsabilidade de um dos melhores fotógrafos do país.
Da geração do conteúdo à produção, mais de 20 profissionais foram envolvidos na missão de valorizar a marca. Inovar no desenvolvimento do projeto, integrar cada expertise e direcionar todos para um único objetivo: entregar o melhor para o cliente é a razão da Agência Brand & Brand existir.