Branding é muito mais que um logotipo ou uma lembrança visual de uma marca. É criar uma identidade, um reconhecimento único no mercado, se tornar uma referência. Apesar de não haver uma regra, há melhores práticas de branding que podem ajudar a cuidar da sua marca. No post de hoje, vamos mostrar essas melhores práticas, explicando cada uma delas para que consiga aplicar no seu negócio. Confira!
Quais são as melhores práticas de branding?
Separamos 4 práticas que trazem ótimos resultados para sua marca. São elas:
1. Crie um propósito para sua marca
Qual é o objetivo da sua marca? Como ela quer impactar o seu público? Como será lembrada pelos consumidores? Responder essas questões é importante para criar um propósito para a marca. É preciso criar um posicionamento, defender uma ideia. Várias marcas estão se tornando referência e buscando novas oportunidades por terem concretizado um ideal. A Natura, por exemplo, deixou de lado toda a ideia que o mercado tinha de que cosméticos serviam para “esconder defeitos” e tratou seus produtos como “realçadores da beleza natural”. Diante disso, seus produtos ganharam valor, seus clientes enxergaram o potencial e acreditaram no propósito da marca.
2. Invista no conhecimento
Hoje, os consumidores se tornaram mais exigentes. Eles não aceitam mais as vendas forçadas. Não há espaço no mercado para empresas que só pensam em oferecer um determinado produto. Por isso, é muito importante criar um trabalho de branding. É preciso passar conhecimento, mostrar aplicações, criar valor ao seu mercado. Isso pode ser feito através de conteúdo. Marcas de sucesso investiram em blogs como forma de manter uma comunicação de qualidade com seus clientes. As informações postadas têm alto valor, realça a posição da marca de ser uma referência, conhecer aquilo que se propõe a fazer. Isso atrai novos consumidores e cria relacionamentos mais fortes com os clientes.
3. Crie as melhores experiências
Se os consumidores se tornaram mais exigentes, você deve acompanhar essa mudança. Cada interação com a marca, seja visual, em um contato telefônico, no site ou nos produtos, tem de ser valorizada. É preciso investir em boas lembranças para conquistar bons consumidores. Pense em cada momento que um cliente fará contato com a marca. Facilite a interação, extraia o máximo de cada experiência. A chave é superar as expectativas.
4. Seja inovador
No exemplo que citamos no primeiro item da nossa lista, da Natura, a marca se mostrou atenta não só ao que os clientes pediam, mas ao que eles precisavam. É importante entender essa diferença. Muitas vezes, um consumidor ainda não sabe que precisa de uma solução, até que seja evidenciado para ele. Mostrado o problema e a forma que ele pode resolver. Para ser inovador, você precisa fugir dos padrões. Arrisque, crie tendências e seu público-alvo lhe dará o retorno. Como demonstrativo, a principal concorrente da Natura, meses após o lançamento da campanha, também investiu na beleza natural dos clientes. Porém, não era mais uma novidade e o retorno não chegou nem perto da pioneira.
Como vimos no artigo, criar uma marca é um trabalho árduo. É preciso muita dedicação, planejamento e inteligência para identificar as oportunidades de mercado. Trabalhar a identidade consiste em criar um propósito, investir no conhecimento, criar as melhores experiências aos usuários e ser inovador. Trabalhando essas melhores práticas de branding sua marca terá um bom posicionamento no mercado, capaz de buscar novos negócios e solidificar o relacionamento com os clientes. Para otimizar os resultados, avalie uma empresa especializada em criar ótimos trabalhos de branding.
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