FacebookTwitterEmailWhatsAppLinkedIn

NAMING: O QUE É E QUAL O SEU PAPEL NO BRANDING

Se você está pensando em criar uma nova marca ou reformular uma marca já existente, com certeza você vai se deparar com o termo naming. Esse termo é utilizado para descrever o processo de criação de um nome para empresas ou produtos. Para fazer o naming de maneira correta, é preciso ter cuidado e muita criatividade. Mas não se preocupe! Vamos te ajudar a entender melhor esse processo nesta postagem, apresentando alguns pontos que você deve observar durante a criação de um nome. Acompanhe!

O que é naming?

Como dissemos anteriormente, naming (do inglês nomear), é o processo de criação de um nome para uma empresa ou um produto. Esse termo é relativamente novo no Brasil, mas já existem muitas agências especializadas nesse ramo. Ele faz parte do branding, que engloba toda a parte da identidade de uma empresa ou produto, seja para lançamento ou reposicionamento.

Por que ele é importante?

Você já deve ter percebido que todas as empresas possuem um nome e que, muitas vezes, ele é utilizado como referência para descrever um produto. Nesse caso, podemos citar, por exemplo, as lâminas de barbear. Quando falamos nelas, você pensa logo em… Isso mesmo: Gilette. Percebeu a força que o nome de uma marca tem e como ele pode influenciar no comportamento do consumidor? Pois é! Além disso, o nome deve ser algo único e que represente os valores e os objetivos de uma marca, empresa ou produto.

Quais os cuidados que devemos ter?

A criação de um nome deve observar vários pontos durante seu processo e deve envolver algumas etapas básicas. Veja alguns cuidados que você deve ter ao fazer o naming:

Levantamento de dados

Antes de mais nada, você deve estudar muito bem a sua empresa, afinal, escolher um nome contraditório aos valores que a empresa possui pode influenciar negativamente a imagem dela.

Pesquisa de concorrentes

Do mesmo modo que o nome não pode ser contraditório, você não quer escolher um nome que represente ou faça lembrar de seus concorrentes. Levante todos os nomes deles e coloque em uma lista de “nomes proibidos”.

Avaliação de sonoridade e escrita

Não existe coisa pior do que ter que ficar soletrando o nome de sua empresa toda vez que alguém precisa escrevê-lo, não é? Teste a sonoridade do nome escolhido e veja se ele é de fácil compreensão. Também tenha a certeza de que é fácil escrevê-lo.

Verificação de disponibilidade

É fundamental que você veja se o nome que você escolheu está disponível para registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), no registro.br para comprar o domínio de seu site e no Google, para ver se não existem similares que possam gerar confusão.

Análise de SEO

Busque pelo nome escolhido e veja quais são os resultados que aparecem na primeira página dos buscadores (Google, Bing, Yahoo!…). Analise qual será o grau de dificuldade de aparecer entre os primeiros resultados.

Esses são apenas alguns cuidados que se deve ter ao escolher o nome de sua empresa. Pode ser que você encontre outras dificuldades, como termos proibidos, por exemplo. Tudo dependerá de seu segmento de atuação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre naming, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais informações como estas!

A Brand valoriza seu tempo

Por isso só publicamos conteúdo inteligente que pode ajudar nossos leitores. Você vai gostar das nossas publicações. Então curta, compartilhe e assine nosso Blog. É totalmente free.