O ROI (Retorno Sobre Investimento) é uma métrica utilizada para calcular o retorno obtido por meio de ações dentro de uma empresa. Normalmente, ele é utilizado pelos setores de vendas e marketing para estabelecer quão vantajosa foi uma promoção ou campanha, validando ou não a sua prática no futuro.
Assim, calcular o ROI é uma maneira simples e eficaz de assegurar que os esforços feitos na divulgação e venda de produtos e serviços gerou retorno. Por esse motivo, reunimos neste artigo um passo a passo para que você também comece a usar essa métrica. Confira!
1. Anote o custo da ação ou investimento
Para fazer o cálculo do ROI nós precisamos coletar informações. O primeiro dado necessário é o custo da ação — o investimento feito na campanha ou no treinamento de vendas, por exemplo. Assim, toda verba direcionada para a ação que queremos medir precisa ser contabilizada.
Para que o resultado do ROI seja real, portanto, nenhum centavo deve ficar de fora. Tendo isso em vista, é importante organizar e contabilizar qualquer tipo de movimentação que se enquadre no quesito “custo” da campanha.
2. Analise a receita gerada
Como o objetivo é saber o retorno sobre o investimento, a segunda informação da qual precisamos para calcular o ROI é a receita gerada. Para chegar à receita, é preciso ter ciência de que apenas os dados relativos à campanha devem ser somados.
Em uma campanha feita por uma agência automotiva com o objetivo de vender o Fiat Freemont, por exemplo, apenas a receita gerada por esse tipo de veículo deve ser contabilizada.
3. Entenda como calcular o ROI
Entendido o que é custo (ou investimento) e como colher a receita, vamos ao cálculo do ROI:
ROI = (receita gerada pela ação – custos totais da ação) ÷ custos totais da ação
O resultado dessa equação é o valor do investimento mais o total de receita. Vejamos um exemplo:
ROI = (1000 – 400) ÷ 400 = 1.5
Assim, no exemplo dado, a receita foi de R$ 1000 e o custo da ação foi de R$ 400. Como resultado, a empresa conseguiu recuperar os R$ 400,00 investidos + 1,5 x esse valor como retorno de investimento, logo R$ 600,00.
4. Conheça ferramentas que ajudam a calcular o ROI
Por ser uma conta de fácil execução, é possível calcular o ROI de uma ação com uma calculadora e os dados necessários. Entretanto, para facilitar e manter um melhor controle nós podemos usar algumas ferramentas.
O Excel, por exemplo, é um aliado da organização para colocar os dados que serão usados para o cálculo do ROI. Outra ferramenta interessante é a Calculadora de ROI de Marketing de Conteúdo, disponibilizada pela Rock Content.
5. Elabore um relatório
Se o objetivo é apresentar o ROI de uma campanha para a diretoria, por exemplo, vai ser necessário criar um relatório para a apresentação. Assim, é preciso definir o motivo de apresentação desse documento, quem vai lê-lo e com que periodicidade serão feitos novos relatórios. Definidos esses detalhes, monte um template para ficar mais fácil elaborar os futuros relatórios.
No documento que você estiver redigindo, é importante que conste o investimento feito de maneira detalhada, mostrando para onde foi cada centavo. Também é fundamental que ele contenha as informações com relação ao retorno e como foi feita a análise desses valores.
Por fim, em caso de análise, cole demonstrativos comparativos entre duas ou mais ações mostrando que a rentabilidade que sua campanha teve é maior do que as demais e isso justifica os próximos investimentos.
Como vimos, o ROI é uma excelente métrica a ser utilizada e seu cálculo é simples de ser feito. O maior desafio é a coleta de dados, pois exige constante vigília nos custos, além de bastante atenção na receita para não cometer erros. Entretanto, com tudo sob controle, calcular o ROI e apresentar os resultados é uma tarefa fácil e muito útil.
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