Quando chega a necessidade de contratar uma agência para desenvolver o marketing da sua empresa é comum surgirem dúvidas do tipo: é melhor fragmentar o marketing entre diversas agências ou centralizar em uma única, que entrega todos os serviços? Sim, há diversos empreendedores que preferem desenvolver o marketing da sua empresa escolhendo uma agência para cada tipo de necessidade, por exemplo, uma para criação da marca, outra para criação do site, outra para gestão das redes sociais, outra para estratégias de Google ADS e assim por diante.
Contudo, além de aumentar seus investimentos em planejamento de marketing, essa postura dificulta o gerenciamento eficiente dos serviços de comunicação da marca, especialmente, unificar a mensagem que sua empresa quer transmitir, seja no universo online ou no offline. Continue lendo e saiba como funciona uma agência full service e quais os benefícios de contratar uma agência especialista em soluções digitais e construção de marcas.
Ao contrário da agência especializada em um único tipo de serviço, uma agência full service tem um grupo de profissionais multidisciplinares, diferentes expertises, qualificações e talentos para planejar, desenhar, implementar e mensurar os resultados das campanhas online e offline de forma integrada e eficaz. Uma agência full service é conhecida também como agência 360º, porque unifica todos os esforços da comunicação de marca em uma estratégia de marketing coesa e mais eficiente.
Por se tratar de uma equipe robusta de marketing, propaganda e design, apenas 9,7% das agências do mercado são full service, segundo o Panorama das Agências Digitais 2018. Foi realizada uma ampla pesquisa com mais de 1000 agências, onde 93% delas dizem prestar serviços de marketing digital. Isso demonstra a crescente importância de estratégias de comunicação nos meios digitais ao mesmo tempo em que evidencia que poucas agências conseguem ir além do digital.
E aqui vale a Lei da Oferta e Procura: mais clientes procurando agência full service para administrar o marketing da empresa e menos agências disponíveis. Adicione ainda um elemento nessa equação: ser rápido para escolher uma boa agência full service antes que elas preencham a capacidade de atendimento, restando à sua empresa fragmentar o marketing em diversos fornecedores diferentes.
Na prática, não se trata de valores! Uma agência full service oferece um portfólio de serviços de marketing, planejamento, propaganda, design, digital ou físico, mais completos. Esse modelo de agência têm capacidade de atuar em diversas frentes da comunicação de marca ao mesmo tempo com a elaboração de campanhas online e offline, criação de naming, design de identidade de marca, serviços especializados em design como design de embalagem, editorial, digital e impresso, além do planejamento de mídia, divulgação, promoção de eventos entre diversos outros serviços especializados. Todas as etapas do processo são integrados e gerenciados pela agência.
Na outra mão dessa via, é comum encontrar agências que entregam apenas alguns serviços digitais dentro da sequência de uma campanha mais ampla. É o caso de agências de Inbound Marketing, que focam exclusivamente em Inbound e não oferecem estratégias de outbound (outras mídias que não são digitais). O mesmo princípio vale para agência de marketing digital que não desenvolve ações de comunicação física como design de produto, ações de ponto de venda (PDV), campanhas publicitárias com veiculação em diversos meios como OOH, TV, rádio, folheteria, além das mídias alternativas. Integrar diversos meios de comunicação aumenta as chances de impactar o público de modo mais envolvente e persuasivo.
Uma vantagem muito importante para manter a coerência e unidade de mensagem, preservar e potencializar a identidade da marca, é contratar uma agência full service, uma vez que ela pode reunir diversos serviços dentro de uma mesma estrutura. Outro benefício é evitar que você gaste muitos recursos para direcionar informações a diversos profissionais ou empresas distintas. Nesse caso, torna-se quase impossível gerenciar a unidade da mensagem e a plástica da comunicação entre todas as agências. Veja aqui outros benefícios e economias do modelo:
Quando todas as demandas das ações de comunicação, tanto nos canais offline quanto nos online, são direcionadas para um único teamwork fica mais fácil gerenciar o processo. Unificar as peças a serem publicadas é vital para o sucesso da campanha. O consumidor é assediado com milhares de propagandas diariamente. Ser claro, objetivo e transmitir uma mensagem unificada não só o ajuda a entender o que você quer dizer, como potencializa a lembrança para sua marca e seu produto. E esse processo 360º ainda gera menos retrabalho, aumenta a agilidade para as campanhas e garante o cumprimento dos prazos.
Centralizar o contrato dos serviços de marketing da sua empresa em uma única agência é mais econômico. Dinamiza o processo de atendimento, planejamento e implementação das ações de marketing. Economia de dinheiro é sempre bem-vinda, assim como é importante otimizar o tempo dos gestores de maneira eficiente.
Pense seu gestor fazendo diversas reuniões com profissionais de diferentes empresas e na dificuldade que ele terá para conseguir alinhar todas as entregas. Isso é, além de exaustivo, ineficiente e aumenta as possibilidades do resultado ser bem diferente do que se esperava depois de tanto esforço para manter todos na mesma página.
A agência full service pode solucionar as necessidades de marketing e comunicação da sua empresa em todos os pontos que demandam por esses serviços. Assim, você libera sua equipe para focar no que é mais importante para eles desempenharem e deixa os profissionais especializados em comunicação buscando os resultados apontados no seu plano de marketing.
Podemos, com certo atrevimento, dizer que uma agência full service parceira vai fortalecer seu negócio, uma vez que irá trabalhar focada na geração de novos clientes para você. Enquanto isso seu time permanece focado no aprimoramento dos seus processos internos.
A verdade é que todas as empresas estão vulneráveis e sujeitas a mudanças e riscos em relação a economia e também ao comportamento de seus clientes. Isso pode repercutir negativamente no seu negócio.
Com o apoio de uma agência full service é possível prever os riscos, captar as modificações do mercado e adiantar-se com novas e precisas estratégias, afim de agir com rapidez, minimizar os prejuízos e até lucrar em tempos de crise.
Todo esse mecanismo é possível porque uma agência full service trabalha com profissionais especialistas nas mais distintas áreas de atuação, colaborando com um amplo portfólio de soluções para implantar ações promocionais rapidamente e acelerar todo o processo que envolve o seu negócio.
A flexibilização do contrato é uma das principais vantagens de uma agência full service. Quando o cancelamento ou inclusão de algum serviço for necessário, sua empresa não terá a urgência de ir em busca de outros fornecedores ou de infinitas agências para cancelar ou aumentar o combinado. É possível negociar e renegociar por quantas vezes for necessário com um único canal e o melhor, garantindo sempre o mesmo nível de qualidade.
Mais do que cliente e fornecedor, seremos parceiros de negócio. Aqui, garantimos atendimento de ponta, comprometimento com qualidade superior, design refinado e paixão em todas as partes do processo.
Agora que você já sabe como uma agência full service funciona, responda uma pergunta para nós! É mais simples e vantajoso contar com todos os serviços em uma mesma agência ou ter dezenas de fornecedores e contratos espalhados? Podemos tirar todas as suas dúvidas!
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